Sobre o que é duvido..

Este é um espaço para relatar experiências cervejeiras. Duvido... é um site, blog a canal para apresentar um pouco da experiência de um cervejeiro caseiro (home brewer) , apreciador de cervejas artesanais e entusiasta por experiências gastronômicas para harmonização com cervejas.

Relato também análises de algumas cervejas tradicionais com informações e discussões pessoais sobre sabor, qualidade, impressões sobre essa bebida mundial.


principal1.jpg
principal2.jpg
side1.jpg


Estilos de cerveja

São três famílias que se diferem pelo tipo de levedura (fermento) que utilizam e sua atuação durante o processo:


LAGER   (baixa fermentação)

Na sua grande maioria são estilos de cervejas mais leves e claras, mas também temos dentro dessa família uma grande variedade de cores, aromas, potência de corpo e complexidade. Algums exemplos de estilos da família Lager:

  • Pilsen: estilo de cervejas douradas, brilhantes, quem apresentam leve amargor. Estilo original da cidade de Pilsen na Rep. Tcheca. Exemplo: Wäls Bohemian Pils (Belo Horizonte, MG)
  • Schwarzbier: estilo de cervejas escuras feitas a partir de maltes torrados. Possui aromas estonteantes de torrefação, que lembram chocolate, café e cacau. Apresenta baixo para médio corpo e de paladar seco ao final. Exemplo: Eisenbahn Dunkel (Blumenau, SC)
  • Bock: estilo de cervejas em sua maioria avermelhadas, mas temos as versões claras (Heller Bock) e também escuras (Dunkler Bock). Apresentam aromas maltados, médio corpo e teor alcoólico superior a 6,3%. Exemplo: Bierbaum Bock (Treze Tílias, SC)


ALE  (alta fermentação)

Geralmente possuem maior corpo e de paladar frutado. Mas os seus gostos e aromas são os mais variados. Alguns exemplos de estios da família Ale:

  • Weizenbier ou Weissbier: cervejas de trigo típicas Bavária, região mais ao sul da alemanha. Na sua grande maioria são não filtradas, mas também existem as versões filtradas e também a versão bock (Weizenbock) desse estilo. Exemplo: Colorado Appia (Ribeirão Preto, SP)
  • Stout: estilo de cerveja típico do reino unido e irlanda, a marca mais conhecido é a irlandesa Guinness. Apresenta aromas e sabores de torrefação, e dependendo da variante do estilo (Dry Stout, Foreign Extra Stout, Oatmeal Stout, American Stout, Russian Imperial Stout) ela pode ter baixo ou alto corpo. Exemplo:Bierland Imperial Stout (Blumenau, SC)
  • Dubbel: estilo típico belga, de coloração marrom, desperta aromas frutados, médio e corpo e equilibrado sabor. Exemplo: Wäls Dubbel (Belo Horizente, MG)


LAMBIC  (fermentação espontanea)

De paladar bem distintas a sensação de bele-las lembram em muito a de um vinho espumante. São originárias da região de Leembek na Bélgica. Exemplos de Lambics:

  • Faro: cerveja lambic com adição de açúcar.
  • Geuze: blend de cervejas lambic.
  • Kriek: cerveja lambic com adição de cerejas durante o período de maturação em barrica.

Essas cervejas em quase sua totalidade são belgas, não sei se existe produtores nacionais fazendo essas cervejas, portanto irei citar algumas daquele país:

  • Faro: Liefmanns Faro
  • Geuze: Geuze Boon Mariage Parfait
  • Kriek: Mort Subite Kriek